Chaxoila - As verdadeiras Tripas aos molhos
Filipe Consciência
O restaurante Chaxoila não é um restaurante qualquer. Faz parte da história de Vila Real, da gastronomia do Douro e Trás-os-Montes e, no fundo, da história de Portugal.
Fundado em 1947, o restaurante, na altura uma pequena taberna, foi aberto por Fernanda Brito, que lhe deu como nome a alcunha do seu marido - Chaxoila. Não foi preciso muito para que a taberna começasse a ser paragem obrigatória para quem passava por aquelas bandas, inicialmente famosa pelo bom pão que servia, e depois por uma das maiores especialidades da região - as Tripas aos molhos - que nasceram no Chaxoila, pelas mãos de Fernanda Brito, depois de uma sugestão de uma cunhada, que tinha um talho, e que lhe perguntou: “Ó Fernanda, você que tem um tasco, quer levar as tripas e experimentar cozinhá-las?”
Fernanda Brito aceitou o desafio, experimentou enrolar o bucho e o intestino da vaca com presunto e salsa, e assim nasceram as Tripas aos molhos.
“A tripa era muito bem lavada, com água a ferver e passada muitas vezes por água e limão para apagar qualquer sabor desagradável. Fazia o mesmo com o bucho(estômago) da vaca. Depois cortava o bucho aos quadradinhos e acrescentava a cada quadrado um pedaço de presunto com a grossura de um dedo e um pezinho de salsa. Enrolava tudo com a tripa fina finalizando com um laço…”, conta Fernanda Brito.
Mais de sessenta anos depois, o restaurante Chaxoila mantém-se como um marco na gastronomia de Vila Real, sendo o restaurante ideal para experimentar as verdadeiras Tripas aos molhos que, para mim, continuam a ser as melhores que alguma vez comi.
Mas existem muitas outras alternativas, igualmente deliciosas, pelo que vale a pena a paragem nesta antiga Casa de pasto, modernizada e com um serviço eficiente, simpático e educado.