Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filipe Consciência

Filipe Consciência

18.10.17

E ter (muitos) mais bombeiros profissionais?


Filipe Consciência

bombeiro.png

 

Será que parte da solução para toda esta desgraça que se repete anualmente não passará pela existência de mais bombeiros profissionais?

 

Segundo a Wikipédia, em 2013 Portugal contava com 42 592 bombeiros voluntários e 6 363 profissionais. Ou seja, mais de 80% dos bombeiros neste país frequentemente assolado por incêndios devastadores, são bombeiros voluntários. Não seria tempo de invertermos estes números? De dar formação e todas as condições necessárias para poder haver uma maior profissionalização?

 

 

Não seria melhor?

 

Como é que faríamos se não tivéssemos estes homens e mulheres que arriscam tudo para nos ajudar? Estes homens e mulheres que não têm a obrigação de fazer nada do que fazem. Estes homens e mulheres que fazem muito mais do que alguma vez faríamos (não venham com tretas que é verdade). Estes homens e mulheres que usam o seu tempo livre para ir apagar fogos (entre tantas outras coisas), chegando a ter de pagar despesas dos seus próprios bolsos.

 

Está mais do que na altura de profissionalizar de uma vez por todas esta profissão. O que é que preciso? Mudar estatutos? Disponibilizar mais dinheiro? Arranjar forma de convencer os bombeiros voluntários a seguir a profissionalização oferecendo-lhes condições justas e vantajosas? Mãos à obra! De uma vez por todas!

 

18 comentários

Comentar post

Pág. 1/2