Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Filipe Consciência

Filipe Consciência

28.03.17

Já não há paciência...


Filipe Consciência

doacao-caixa-moeda_-1376012.jpg

 

Sem querer ofender ninguém ou qualquer associação, mas também sem ser falso: Sou só eu que estou mais do que farto daquelas pessoas que estão na rua a pedir dinheiro e abordam as pessoas de uma das seguintes formas:

Olá meu amigo, como é que vai?

Bom dia jovem!

Olá jovem simpático!

Olá, está um lindo dia, podemos falar?

Vamos passar o seu sorriso para a cara de crianças que precisam? 

Como é que vai a sua família?

Está a chover, mas eu tenho aqui um guarda chuva, não quer vir para aqui e falamos um pouco?

 

A sério? Tudo bem, estão a fazer o que lhes compete e o objetivo não podia ser mais nobre. Ajudar quem mais precisa. E o trabalho deles é extremamente ingrato, porque ninguém pára, muitos fingem não os ver (contra mim falo), às vezes levam com respostas tortas, e têm de passar os dias inteiros a tentar sorrir e falar com quem não quer nada com eles.

 

Mas esta abordagem é horrível e só me afasta ainda mais. Porque é que tentam parecer próximos? Porque é que nos tratam como se fossemos amigos de longa data? Claro que seria pior se fosse ao contrário, e só desta forma é que devem conseguir atrair a atenção de alguns, mas mesmo assim acho horrível...

 

E o facto de perseguirem, literalmente, as pessoas, também é péssimo. Chegam a serguir-nos por longos metros, a passar as estradas para o outro lado... Sempre ao nosso lado e sempre a falar.

 

Enfim, só sei que cada vez tenho menos paciência para os ouvir e já chego a fingir que estou ao telemóvel para conseguir passar por eles. Fica o desabafo...