Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Filipe Consciência

Filipe Consciência

19.04.23

O Rei dos Leitões em Lisboa


Filipe Consciência

IMG_9055.jpg

 

Depois de duas semanas de excelência, recebendo primeiro o restaurante Geadas, de Bragança, seguido do Gaveto, de Matosinhos, o Altis Grand Hotel prepara-se para a sua terceira Semana Gastronómica recebendo em Lisboa o reconhecido Rei dos Leitões, da Mealhada.

 

Para apresentar esta semana gastronómica, que terá lugar entre os dias 26, 27 e 28 de abril, fui convidado para ir saborear as múltiplas delícias do Rei dos Leitões.

IMG_9037.jpg

 

Antes de passar ao que foi servido, pequeno destaque para o bonito restaurante Grill D. Fernando, do Altis Grand Hotel, que celebra 50 anos de história recebendo alguns dos restaurantes portugueses mais icónicos com uma das melhores vistas panorâmicas de Lisboa e uma grande sala onde tudo foi devidamente restaurado, desde as mesas, cadeiras, serviço Vista Alegre ou talheres, preservando o antigo sem descurar o conforto dos dias atuais.

IMG_9043.jpg

 

Passando ao Rei dos Leitões, que trouxe o seu produto nobre diretamente da Bairrada, começou-se a refeição com uma surpreendente cabidela de leitão. Não sou apreciador de cabidela e nunca seria a minha escolha num restaurante, mas aceitei o desafio e fiquei rendido com a textura do leitão e, acima de tudo, com o sabor.

 

Seguiram-se uma iscas à portuguesa, muito bem temperadas e mais um prato típico da região, chanfana, com a carne a soltar-se ao mais pequeno toque do osso. Verdadeiramente delicioso.

IMG_9055.jpg

 

Depois de três pratos irrepreensíveis, chegou o rei do Rei dos Leitões. O leitão da Bairrada apresentou-se como tinha de ser. Com a pele estaladiça e carne tenra, na temperatura correta e acompanhado das tradicionais batatas fritas, sem esquecer o molho que, para alguns (eu incluído) é fundamental.

 

Quem passar pelo Grill D. Fernando nos dias 26, 27 e 28 de abril poderá ainda degustar gambas ao alho, presunto de porco preto com 24 meses de cura ou um bife Wellington, prato não típico da Bairrada mas um dos pratos mais icónicos do Grill D. Fernando.

IMG_9071.jpg

 

Para terminar a refeição em beleza, um morgado do Bussaco.

IMG_9053.jpg

 

Toda a refeição foi acompanhada pelos vinhos das Caves do Solar de São Domingos. Estou longe de ser entendido em vinhos, ou até um grande apreciador, mas gostei de todos os vinhos que me foram servidos (opinião estendida a todos os presentes, certamente mais entendidos do que eu) com destaque especial para o vinho tinto Lopo de Freitas 2016, baga 100%. 

IMG_9060.jpg

 

Os meus renovados parabéns à equipa do Altis Grand Hotel e do restaurante Grill D. Fernando por esta iniciativa das Semanas Gastronómicas, que já são um sucesso por Lisboa, e ao restaurante Rei dos Leitões por ter aceitado o desafio de vir a Lisboa, em especial ao Tony Martins, Chef cozinheiro do ano 2020, que assumiu este projeto gastronómico. 

IMG_9058.jpg

 

E um obrigado especial ao Virgílio Gomes, com quem tenho sempre a oportunidade de aprender mais sobre a nossa gastronomia, e ao Paulo Amado, cujo trabalho acompanho há tantos anos e com quem ainda não tinha tido a possibilidade de falar. 

 

Se são apreciadores de leitão e boa gastronomia portuguesa, e se querem aproveitar as maravilhosas vistas de Lisboa, não deixem de passar pelo Altis Grand Hotel, na Rua Castilho.

 

Faça já a sua reserva através do email guestservicealtis@altishotels.com ou através do telefone +351 213 544 735.